Vendas
(19) 99873-4928
Demais Assuntos: Fale direto com o dono
(Sem a Musiquinha do Gás)
(19) 99855-9612 (Alexandre)
Somos uma empresa agrícola-familiar onde se encontra ex-professor,chefe de cozinha (gastrônoma), ex-enfermeira ... que retornaram ao campo depois de verem as possibilidades profissionais e de qualidade de vida se transformar para pior nas grandes cidades. Surgida da ideia de (com pequenos gestos) ajudar o planeta, começamos a nos dedicar ao plantio de brotos de girassol (saborosa salada natural) e ao plantio de mudas das chamadas “frutas rainhas”: as consideradas mais saborosas do mundo. Começamos com a rainha das frutas (Lichia), com a fruta da rainha (Mangosteem) e com a nossa rainha morena (Jabuticaba).
Com as LICHIEIRAS começando a produzir em 2009/2010 partimos para a comercialização das frutas frescas com alta qualidade (gig havaina - KAIMANA) e à produção da rara e saborosíssima DRIED LYCHEE (aqui chamamos de LICHIA CARAMELO) em duas versões: em casca e em calda, sempre dependendo do fator safra.
Em 2020, a Sophia, filha do Nego (Alexandre da Frutabella), a menininha das fotos, se formou em Gastronomia e , recentemente, andava meio triste porque não conseguia exercer a profissão. Daí, seu pai teve a ideia de ajudá-la e reformou uma garagem sem uso transformando-a numa confeitaria. A tradição (de 80 anos) e amor pela gastronomia da famiglia Menegazzo deram uma “empurradinha” e surgiu a CONFEITARIA ARTESANAL PALACHINKA . O nome quer dizer “panqueca” e homenageia outra parte da família da Sophia que é de origem eslava (“Russa”). O mais legal é que vários dos deliciosos doces de nosso cardápio aproveitavam as frutas das matrizes da Frutabella: cheese cake de mirtilo, pavlova de morangos silvestres, casquinhas de tangerina cristalizadas... No momento, a PALACHINKA está parada pois a "menininha" casou e deu um netinho(Isaac) aos avós que , agora, preparam a transição da empresa...querem curtir o crescimento do Isaac.
Bem ...é isso! Em tempos de internet, tudo tem que ser muito curto e rápido. Então convidamos você(s) a nos seguir instagram para saber mais sobre nós.
Entendendo que um mundo melhor depende de dois fatores primordiais, sustentabilidade e responsabilidade social, a Mudas Frutabella, sempre está envolvida em projetos cuja finalidade tenham relação com a melhoria de vida das pessoas e recuperação do meio ambiente. Foi assim com o projeto Brotos da Terra, financiado pela Petrobras, e que fez a transferência de tecnologia em produção de brotos exóticos para a Comunidade Terapêutica Mais Vida de Artur Nogueira, ONG que trabalha com recuperação de dependentes químicos de faixas sociais “C” e “D”.
Atualmente, a Frutabella está empenhada em duas produções culturais/educativas: a primeira é o livro infantil “A Triste História de Eudrillus Minhoca”, texto com forte apelo ecológico, para distribuir juntamente com suas mudas; Visa diretamente a leitura compartilhada dos pais, avós, com suas “crianças”.
A Frutabella acredita que “ganhando a cabeça” da garotada todo o projeto de um mundo melhor fica mais fácil e próximo.
A segunda é a co-produção do documentário curta-metragem "Os Caçadores da Planta Perdida" que visa documentar um pouco deste trabalho que é altamente ecológico e que estimula de forma significativa a preservação de espécies vegetais no planeta.
1 - Apesar de pequena e familiar a Mudas Frutabella está “antenada” na questão ambiental. A partir de setembro de 2009 começamos a plantar o número de árvores equivalentes ao débito de emissões de carbono dos nossos veículos de entrega.
2 - Nossas estacas são feitas de madeira reflorestada e recuperada de “pallets” que seriam descartados. Isso ajuda a resolver a enorme extração de bambu das margens dos rios em regiões produtoras de mudas.
AMANHÃ VAI TER MAÇÃ,
COCO, PÊRA, RAMBUTAM.
A TARDE, MAMÃO, CAFÉ, BANANA,
CACAU, CAINITO, SAPOTI,
COM SUCO DE ABACAXI, LIMÃO E CANA.
PITOMBA, FRAMBOESA, CAMBUCI
E DEPOIS CAQUI RAMA, CHOCOLATE, FUYU,
UVA, LICHIA, CUPUAÇÚ.
LOGO SE TERÁ UM PÉ DO QUE SE SUPUNHA,
PALMITOS: JUSSARA, AÇAÍ, PUPUNHA.
EM QUALQUER PEDAÇINHO DE CHÃO,
ANONA, GRAVIOLA, FRUTA-PÃO.
VAI NASCER UM POMAR DE GRUMIXAMA,
CAMU-CAMU, CALABURA, LONGANA.
NASCERÁ SE ALGUÉM PLANTAR
UM POMAR TERMINADO COM “A”:
ACEROLA, PINDAÍBA, UMBU-CAJÁ,
NOZ PECAN, GUABIROBA, INGÁ,
JAMBO ROSA, CARAMBOLA, ARAÇÁ,
FIGO ROXO, CANISTEL, GUARANÁ,
ATEMOYA, MAPATI, CAMBUCÁ,
PINHA, MANGA, CASTANHA DO PARÁ,
MANGOSTIN, MARANG, JATOBÁ,
MANGOSTÃO, UVAIA, MARACUJÁ,
MARMELO, CHAMPEDAK, JARACATIÁ.
E SÓ PARA IR CONCLUINDO,
PITANGA, MACADAMIA, TAMARINDO.
DESCULPE AS FRUTAS QUE NÃO CITEI
MACIELA, JABUTICABA, MAMEY.
NÃO HAVERÁ ESPAÇO PRA MAIS NADA,
PIJUAYO, MACACARECUIA, MANGABA.
TOMARILLO, GUABIJÚ, PEQUI,
FRUTAS POVOADAS DE ONDE VIM,
EMBAÚBA, BARÚ, MAMA-CADELA
VAI TER LÁ NO LUGAR ONDE NASCI,
CERIGUELA, SETE-CAPOTAS, FRUTABELLA.